Reconversão de Edifício de 1904 e Instalação de Confecção Artesanal
O projecto propôs a reabilitação do edifício existente, antiga sede da YMCA, e a sua reconversão em unidade de confecção artesanal. e semi-industrial para cerca de 50 postos de trabalho. Estamos perante um importante “regresso à Baixa” de uma função que tem feito precisamente o percurso inverso, instalando-se na periferia da cidade. Convirá notar os sinais de revitalização desta rua e sua envolvente próxima – cafés, bares, lojas de criadores de moda – trazendo o projecto um contributo importante para este processo.
Apesar da mudança funcional do edifício mantêm-se todos os elementos fundamentais do sistema construtivo existente.
O valor patrimonial impôs o critério de distribuição do programa. O piso térreo ficou naturalmente mais destinado às áreas de apoio aos funcionários e às áreas de produção com equipamento de grandes dimensões, enquanto a escadaria nobre e o tratamento decorativo do 1º andar sugeriram a localização de áreas administrativas.
O salão que ocupa o 1º e 2º andares ficou destinado à área central de produção – a organização deste espaço em “open-space” permite a leitura total da sua volumetria e do tratamento decorativo. O novo “balcão” proposto em contraponto ao existente evidencia os diversos tempos de intervenção. A reconversão do uso neste espaço levou à abertura de novas janelas com geometria distinta do espírito preexistente – o tipo de aberturas deste salão sugeria uma função religiosa muito distante da nova utilização.